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quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

A MÚSICA É UMA CRIAÇÃO DE DEUS

Sete notas: dó ré mi sol si Seven notes: C, D, E, F, G, A, B "Digno és, Senhor, de receber glória, honra e poder; porque tu criaste todas as coisas e por tua vontade são e foram criadas. (Apocalipse 4: 11)" "You are worthy, our Lord and God, to receive glory and honor and power, for you created all things and by your will they were created and have their being." (revelation 4:11) A música foi inserida no culto de adoração ao Senhor por Davi. Sendo ele músico e compositor, atribuiu aos Levitas, entre tantas outras atribuições, a de cantores e instrumentistas. (IICr. 5:12,13) Os cantores e instrumentistas eram liderados por Asafe, Hemã e Jedutum. Asafe: Foi chefe dos cantores do rei Davi (1Cr 16.4-7). O Salmo 73 traz a história de ASAFE, um ministro de música na casa de Deus praticamente deviado.No início do Salmo, ele confessa que Deus era bom para com Isarel, (Verdadeiramente, bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração), porém, quanto a ele mesmo, sentia-se com seus pés à beira do abismo. (Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos) vs. 1 e 2 A partir do verso 3, ASAFE começa a confessar o que o levou a essa situação de stress espiritual, quase uma REVOLTA: Ciúme e Inveja da Prosperidade dos ímpios É um estágio terrívelmente crítico quando chegamos ao ponto de sentir inveja dos ímpios, dos soberbos, daqueles que roubam, daqueles que não sevem a Deus e praticam a iniquidade. ASAFE chega ao ponto de, em comparando, relatar que na sua visão deturpada pela inveja, ve-los muio mais em situação de estabilidade, riqueza e segurança. ASAFE chegou ao ponto de arrepender-se de servir ao Senhor. Veja o que ele disse: Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração e lavado as minhas mãos na inocência. Pois todo o dia tenho sido afligido e castigado cada manhã. Se eu dissesse: Também falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos. vs. 13-15. Esse é o centro da decepção, o pico da revolta e o namoro com a blasfêmia. A situação estava tão complexa, que um servo de Deus com funções importantísimas na casa do Senhor, uma pessoa que tinha outros sob seu comando, ele que deveria agir como exemplo dos fiéis, estava agora praticamente desviado. Outra afirmação que chama a minha atenção é a declaração de ASAFE no verso 16, quando diz: Quando pensava em compreender isto, fiquei sobremodo perturbado. Essa é uma situação muito comum. Quando tentamos entender as coisas espirituais intelectualmente, não vemos saída, é como se desse um nó em nossa mente. As coisas de Deus são discernidas espiritualmente e não com a razão. Vejamos o que diz a Bíblia: Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. I Coríntios 2: 14-16. O divisor de água nesse Salmo está no verso 17, quando ASAFE diz: até que entrei no santuário de Deus; então, entendi eu o fim deles. O Santuário de Deus representa o lugar da nossa comunhão com ele, onde nos arreependemos, confesamos nossos pecados e lançamos sobre ele toda a nossa ansiedade. É lá que as coisas acontecem, onde se manifesta o sobrenatural e o extraordinário da sua glória. Um reservado sem máscaras nem pirotecnicas. Onde não se pode maquiar ou enganar a Deus. E o lugar onde nos despimos de nossas arrogâncias, orgulho e fantasias. Cara a cara, olho no olho. Aí é só maravilhas, como dizia o famoso locutor Fiori Gigliot, "abrem-se as cortinas e começa o espetáculo", porém, o espetáculo da restauração, da renovação espiritual, quando o Espírito Santo coloca em nós o discernimento da parte de Deus. Vejamos que a partir do versículo 18, tudo mudou para ASAFE. Nos versos 21 e 22 ele chegou numa figura de linguagem a declarar: Assim, o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins. Assim, me embruteci e nada sabia; era como animal perante ti. Aqui ASAFE chega a ter vergonha de Deus e sentiu-se como um animal irracional. O final do Salmo (23-28)é só reconhecimento, agradecimento e louvor senão vejamos: Todavia, estou de contínuo contigo; tu me seguraste pela mão direita. Guiar-me-ás com o teu conselho e, depois, me receberás em glória. A quem tenho deu no céu senão a ti? E na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração e a minha porção para sempre. Pois eis que os que se alongam de ti perecerão; tu tens destruído todos aqueles que, apostatando, se desviam de ti. Mas, para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no SENHOR Deus, para anunciar todas as tuas obras. Hemã:(I Reis 4,31)Ele era o mais sábio de todos os homens, mais sábio do que Etã, o ezraíta, do que Hemã, Chacol e Dorda, filhos de Maol; e sua fama espalhou-se por todos os povos vizinhos. (I Crônicas 15,19)Os cantores, Hemã, Asaf e Etã, tinham címbalos de bronze para faze-los retinir. I Crônicas 25,1)Davi e os chefes do exército apartaram para o serviço os filhos de Asaf, de Hemã e de Iditum, que profetizavam ao som da harpa, da cítara e dos címbalos. Eis a lista dos homens encarregados deste serviços.... II Crônicas 5,12)todos os levitas cantores, Asaf, Hemã, Iditum, seus filhos e irmãos, vestidos de linho fino, colocados a leste do altar, tocavam címbalos, cítaras e harpas, acompanhados de cento e vinte sacerdotes que tocavam trombetas - Jedutum: Um levita da família de Merari e um dos três mestres da música nomeados por David (1Cr 16:41, 42; 1Cr 25:1-6). Em 2Cr 35:15, ele é chamado “o vidente do rei”. Os seus descendentes são mencionados como cantores e tocadores de instrumentos (Ne 11:17). Era provavelmente o mesmo que Etã (1Cr 15:17, 19). Nos títulos dos Salmos 39, 62 e 77, as palavras “para Jedutum” indicam, provavelmente, um instrumento musical; ou podem indicar um estilo ou tom inventado ou introduzido Os diversos autores da coleção dos Salmos Dos 150 Salmos, 73 são atribuídos ao rei Davi, que foi também o autor principal dos Salmos anônimos, em número de 49. Esses cânticos exprimem ora sofrimento, ora alegria, e refletem as circunstâncias da vida movimentada do filho de Jessé: rejeitado por Saul, errante nos desertos e montanhas de Israel, depois aclamado rei pelas 12 tribos e por fim terminando os dias na glória de seu reino. No mesmo período, Asafe, chefe dos cantores de Davi, compôs 12 Salmos. Depois Salomão escreveu, por sua vez, os Salmos 72 e 127. Houve em seguida os 12 cânticos dos filhos de Coré, porteiros do templo, que entoavam os louvores a Deus na casa do Senhor (confira 1 Crônicas 25:1 e 26:1) e o cântico de Etã, o ezraita (Salmo 89).

DIA DE FESTA NA IGREJA

AMIGO OCULTO - 2008 almoço com os familiares entrega dos presentes preparando para o culto

LEVITA

O que significa ser um "Levita"? Os levitas são chamados por Deus para anunciar as suas grandezas. São instrumentos vivos para proclamar as boas notícias do seu reino. Os levitas são canais de cura e libertação para o povo.Através do toque do instrumento, da voz entoada em belas canções podemos sentir a unção de Deus vindo sobre nós. Não é simplesmente o tocar ou o cantar, mas a unção de Deus sobre o levita, e isso faz diferença. O levita foi chamado para ensinar os preceitos de Deus. Somos instrumentos vivos para curar o povo. O louvor e adoração são as armas do levita para essa cura. A nossa boca é o shofar de Deus para anunciar as suas maravilhas. O que significa Shofar? Shofar é uma palavra hebraica que significa trombeta (I Cr 15:28; II Cr 15:14; Sl 98:6: Os 5:8; Lv 25:9). Tradução do Aramaico Karma, correspondente ao hebraico Keren, em Dn 3:5-15 Keren significa Corneta. Traduzido em Dn 8:20 como corno de boi, também em metal da mesma forma. Instrumento de sopro, feito do chifre do carneiro (Js 6:5; Dn 3:5). Em quatro passagens do original aparece a palavra Hasoserah, traduzido por buzina (I Cr 15:28; II Cr 15:14; Sl. 98:6; Os 5:8), cujo som se ouvia a grande distância (Ex19: 16-19), seu comprimento era de cerca de um cúbito, dando volume às manifestações de júbilo; (II Sm 6:15; II Cr 15:14; Sl. 98:6) porém, não se prestava ao acompanhamento de flautas e de harpas, em uma orquestra.Nos acampamentos militares, o som da trombeta chamava os soldados: 1. À forma (Jz 3:27; 6:34,35)2. Sinal de combate (Jo 39:24)3. Cessar avanço (II Sm 2;28)4. Ordenar retirada (II Sm 20:1,22) A trombeta também era usada para: 1. Dar sinal de alarme em caso de perigo (Jr 6:1; Am 3:6)2. Para anunciar a subida de um Rei ao trono(II Sm 15:10;I Rs 1:34;I Re 9:13; II Re 11:14; II Cr 23;13)3. O começo do ano do jubileu (Lv 25:9)4. Chamar o povo a reunir-se à entrada do tabernáculo (Nm 10:2)5. Dedicação do templo (II Cr 5:12)6. Anunciar as festas7. Para convocar o povo as assembléias. O primeiro dia do sétimo mês era de solene descanso, em que se ofereciam holocaustos ao Senhor (Lv 23:24,25; Nm 29:1-6), porque este dia marcava um período de tempo que alternava: era o dia do sonido das trombetas do Senhor (Ex 28:12,29; 30:16). Diz a tradição judaica que a trombeta usada nesta solenidade era o shofar (Lv. 25:9). O shofar ou trombeta era usado no santuário, esse era de prata (Nm10:2) e tinha menos de um cúbito de comprimento. Seu tubo era estreito, regulado com o da flauta, terminando em forma de campainha à semelhança das trombetas comuns. Os sacerdotes é que as tocavam para anunciar os dias festivos, para convocar as assembléias do povo e dar o sinal de combate (Nm 10:1-10; 31:6) Raras às vezes se diz que um leigo as tocava (Os 5:8; II Rs 11:14; II Cr 23:13), e era tocado em corpo de batalha ou no santuário. Somente o levita-sacerdote foi chamado para isso, pois somente o legitimado pode tocar pois precisa ser legalidade no reino do Espírito. O seu uso era específicoNo novo testamento a palavra trombeta é Salpigx, usada na guerra (I Co 14:8) e para anunciar a segunda vinda do Messias (Mt. 24:31) e a ressurreição dos mortos (I Co 15:52). As sete visões do apocalipse foram anunciadas por número igual de trombetas (Ap. 8 e 9). A Salpigx é a mesma hasoserah, trombeta sagrada referida em Ecclus 1:16; 1 Mac 3:54; 4:40; 5:33; 16:8 (Bíblia de Jerusalém). A buzina servia para aumentar o som dos outros instrumentos (I Cr 15:28; II Cr 15:14; Sl 98:6). As trombetas de metal as cornetas tinham seu emprego principal nas bandas militares e para fazer as proclamações. Os sacerdotes judaicos tocavam as trombetas para anunciar os dias de festa, para reunir o povo e para incitar os combatentes na guerra (Nm 10:1-10). Em Jerusalém, até os dias de hoje, nas festas bíblicas, no início do shabat, nas sinagogas, no muro, o shofar é tocado pelos rabinos, que são responsáveis por isso.